Na década de 70, era possível montar e administrar sua própria equipe num jogo de tabuleiro idealizado por Chico Buarque de Holanda durante seu exílio. O Ludopédio "foi criado na Itália em 69, época em que seu autor, evidentemente, não tinha mais o que fazer", escreveu ele no encarte.

"As pessoas conhecem o Chico compositor e escritor, mas pouquíssimas sabem que ele criou um dos primeiros jogos da Grow", diz o engenheiro agrônomo Airton Brisolla, 53, dono de mais de 150 jogos de tabuleiro.

Confira outros jogos e coleções ligados ao futebol

Grow/Divulgação
Ludopédio, jogo de tabuleiro criado por Chico Buarque na década de 1970
Caixa do Ludopédio, jogo de tabuleiro criado por Chico Buarque na década de 1970

Até seis pessoas podem disputar uma partida, que é dividida em duas fases. Na primeira, os participantes assumem o papel de cartolas e controlam contratos de administração, referentes a estádios e até a um terreiro de pai de santo.

Como no clássico Banco Imobiliário, os jogadores percorrem um tabuleiro, tiram cartas e fazem pagamentos ao banco.

Nessa dinâmica, compram-se atletas e formam-se times para a segunda etapa, quando acontece o campeonato nos estádios. Cartolas viram técnicos, e os cartões de jogadores negociados na fase anterior são colocados em três zonas: defesa, meio de campo e ataque.

Os participantes ficam com cartas na mão indicando lances como passes, faltas e chutes a gol. Quando o "cara ou coroa" decide quem começa, o primeiro a jogar escolhe uma delas para passar a bola. O adversário escolhe uma carta de corte para tentar contra-atacar.

Quando ocorre um chute a gol, é virada uma carta de goleiro, que revela se houve sucesso ou não. O jogo segue dessa forma, até que todas as cartas de goleiro sejam utilizadas, e a partida termina.

Para Brisolla, esse era um passatempo muito longo, que nem sempre era finalizado por ele e seus amigos no mesmo dia em que começavam. Mas o próprio encarte dizia que os jogadores poderiam brincar de diferentes maneiras, como começar a partir da segunda fase. "Aliás, as regras estão aí mesmo para serem desrespeitadas", escrevera Chico.

Airton Brisolla
Ludopédio, jogo de tabuleiro criado por Chico Buarque na década de 1970
Na segunda fase, estratégia é aplicada em lances no campo

A própria Grow decidiu simplificar. Lançou em 1982 o Escrete, versão sem a parte semelhante ao Banco Imobiliário, sem pais de santo e sem o nome pomposo que tentou traduzir no Brasil o termo "football".

Chico criou níveis de excelência e perfis para cada atleta fictício, como Jordão, que se entregou ao álcool e outro vícios e afirma estar regenerado, e Lulu, que carrega fama de "simpatizar demais com os meninos mais novos". Na opinião de Brisolla, as brincadeiras podem ter prejudicado o lançamento de outras edições. Hoje, nem Chico possui o Ludopédio, conforme informou sua assessoria.