De bolões a cartomantes, astrólogos e estatísticos, há quem arrisque previsões para tudo na Copa: resultados de jogos, número de vitórias, primeiros colocados, sucesso de Dunga. Estudiosos de vários ramos no mercado de previsões, de ciências místicas a exatas, disseram à Folha o que esperar do Brasil na Copa de 2010.

"Não acredito no primeiro lugar de jeito nenhum", afirma a astróloga Luiza Gomes, para quem a lua nova não será favorável ao Brasil durante o período da Copa. Já a cartomante Sâmara Besaibes confia que o poder da carta do sol pode iluminar os caminhos da seleção. A numeróloga Elaine Martins teme o embate entre Brasil e Argentina. "[O nome de] Maradona tem força de guerra", ela diz.

Adivinhações à parte, o estatístico Marcelo Arruda criou um sistema matemático para verificar os futuros adversários e as chances do Brasil na Copa. Arruda reconhece, porém, que há fatores que não podem ser contabilizados em seu modelo. "Existe a questão da camisa, da tradição. Historicamente, há um domínio amplo de Brasil, Argentina, Itália e Alemanha."

Veja vídeo