Até 1974, a África do Sul era membro da Fifa, mas não disputava as eliminatórias do Mundial porque queria disputá-las com duas seleções: uma de negros, outra de brancos. Isso fez a Fifa banir o país das Copas. Em 1974, João Havelange, eleito presidente, excluiu a África do Sul da entidade por conta de sua política de segregação racial. O país voltou ao órgão em 1992 e as únicas participações na Copa foram em 1998 e 2002 _nos dois casos, o time não passou da primeira rodada.

Em 1989, o Chile foi banido das Copas por oito anos e só pôde voltar a disputar o mundial em 1998. O país foi punido porque o goleiro Roberto Rojas simulou ter se machucado após um sinalizador ter caído próximo dele na partida contra o Brasil, realizada no dia 3 de setembro de 1989, no Maracanã, pelas eliminatórias para a Copa de 90. Como o Brasil ganhou o jogo e desclassificou o Chile, o banimento foi valer apenas na Copa de 1994 .
O foguete foi lançado pela carioca Rosemary Melo Barcelos. Com a fama repentina, a "fogueteira do Maracanã" chegou a posar para a "Playboy". Já Roberto Rojas seguiu carreira no Brasil como preparador de goleiros e técnico de clubes. Ele foi anistiado pela Fifa em 2001.

Na Olimpíada de 1988 e na Copa de 1990, a seleção mexicana foi impedida de jogar. O time usou, em jogos classificatórios da Olimpíada, jogadores acima da idade permitida pela Fifa.

O Brunei disputou as eliminatórias para o Mundial FIFA 2010, mas o governo realizou uma intervenção na Confederação, o que a FIFA não permite. Se ele for banido, será para o Mundial FIFA 2014.